Nesta segunda-feira (18/12), a equipe, do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), resgatou uma Cutia (Dasyprocta azarae), no município de Lagoa Vermelha .
Um funcionário de uma empresa moveleira informou a equipe do 3º BABM que o animal silvestre estava no interior do depósito da fábrica.
Os policiais militares apanharam o roedor e, após a avaliação de um médico veterinário, a Cutia foi reinserida em seu habitat natural.
🐾As Cutias habitam florestas da América do Sul, geralmente sua distruibuição está associada a cursos d’água. Possuem o dorso com pelos longos e grossos que se eriçam quando o animal é estressado. As patas são bem desenvolvidas, o que auxilia no seu hábito de enterrar sementes , tornando a espécie uma ótima dispersora de sementes, sendo este um importante papel ecológico da espécie. A cauda é curta e pelada. Comem frutos folhas, sementes, raízes e plantas suculentas. Vivem em pares permanentes e área de vida da espécie possui lugares fixos para dormir, comer e forragear.
Comando Ambiental: o Braço Verde da Brigada Militar🍃