Nova Prata é o primeiro Município a aderir ao estudo epidemiológico de controle de de mosquito Aedes Aegypti. Criado pela Fiocruz, o mesmo foi implantado em cinco municípios pilotos e Nova Prata é o primeiro a aderir em nossa região.
O mesmo consiste em criar espécies de armadilhas, estrategicamente colocadas em pontos previamente escolhidos em todos os bairros. No total, 50 armadilhas estão sendo instaladas para monitorar a presença do vetor da dengue no município. Para instalação destas, o Coordenador Técnico da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Patrício Rivero, juntamente com o Técnico, Marcos André Ferreira estiveram no município e, com auxílio de servidoras desenvolveram o trabalho.
Esta armadilha permanecerá por cinco dias no local da instalação e durante este período a fêmea do mosquito depositará seus ovos em uma espécie de espátula que fica disponível no vaso. A partir da retirada das armadilhas, a análise e realizada pelo laboratório instalado na Secretaria Municipal de Saúde, pela laboratorista em formação, Rosa Bicca Martins
Após o recolhimento das amostras, poderá ser feito o Mapa de Densidade de Ovos de mosquitos Aedes Aegypti, bem como, o mapa de calor, para que ações pontuais sejam desenvolvidas a fim de evitar proliferações futuras.