O vice-governador Gabriel Souza esteve, na manhã desta quarta-feira (22/11), em Roca Sales e em Muçum, no Vale do Taquari, para se reunir com os prefeitos dos dois municípios, Amilton Fontana e Mateus Trojan, respectivamente. O objetivo dos encontros foi entender as demandas emergenciais das cidades atingidas novamente pelos eventos meteorológicos e buscar soluções para apoiar sua reconstrução.
Em Roca Sales, Gabriel visitou o terreno onde serão construídas 20 casas de passagem para abrigar famílias que perderam suas moradias na enchente registrada em setembro. A medida visa oferecer melhores condições para os moradores até que as casas definitivas estejam prontas. Elas serão viabilizadas a partir de recursos da iniciativa privada, por meio da parceira entre o Estado e o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RS), e de doações do setor privado.
“Mesmo sob chuva, os trabalhos seguem no local para agilizar a mudança das famílias que aguardam nos abrigos. Foram ligadas as redes de água e energia elétrica e está sendo feita a terraplanagem para preparar o terreno. Se o clima colaborar, nossa expectativa é entregar as moradias em até 45 dias após o início da obra”, disse Gabriel aos roca-salenses que aguardam em um ginásio.
Durante a visita ao abrigo, o vice-governador conheceu um desses moradores, chamado Darlei. Pai de três filhos, ele agradeceu a assistência do governo do Estado, em conjunto com as entidades e os órgãos parceiros, por proporcionar um novo lar para sua família. “A situação está complicada em todo o Estado. Parece que as chuvas estão nos castigando mais do que na outra vez, mas estamos com esperança”, destacou.
Oportunidades para a região
Em Muçum, Gabriel tratou especialmente de questões relacionadas à assistência social e à recuperação do município. Nos encontros, o vice-governador anunciou que na próxima semana embarcará para uma missão internacional na China, país que é um tradicional parceiro comercial do Rio Grande do Sul.
O governo do Estado pretende ampliar essa relação, em especial no campo da habilitação de novas plantas frigoríficas – incluindo empresas da região do Vale do Taquari, como Dália e Languiru.
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul