Um tsunami meteorológico fez com que o mar avançasse em direção ao continente na Praia do Cardoso, em Laguna, litoral de Santa Catarina, na tarde deste sábado (11).
Imagens feitas por banhistas mostram as ondas chegando até os veículos estacionados, que começam a flutuar.
Segundo nota da Defesa Civil, o tsunami meteorológico geralmente ocorre atrelado a algum sistema meteorológico que já esteja vigente.
Embora não houvesse previsão de mar agitado, uma linha de instabilidade avançou sobre a região, provocando rajadas de vento e queda brusca de pressão.
As linhas de instabilidade, por sua vez, são formadas por células de tempestade que, ao passarem perto da região costeira, podem gerar mudanças bruscas de pressão atmosférica e rajadas de vento intensas que contribuem para o avanço do mar em direção à praia.
Os tsunamis meteorológicos – ou meteotsunamis – eram eventos incomuns, mas começaram a acontecer com alguma frequência no litoral catarinense e gaúcho nas últimas décadas.
Mesmo que as ondas do meteotsunami não alcancem grandes alturas, podem causar dano e oferecer risco devido ao fato de possuírem períodos longos (da ordem de minutos), conferindo um grande potencial de inundação das regiões costeiras.
O avanço do mar na Praia do Cardoso não causou danos ou feridos. No entanto, a Defesa Civil alerta para o risco de ocorrência de tsunamis meteorológicos, principalmente em períodos de instabilidade atmosférica.
Com informações do Portal Litoral Mania.