Tabelionato de Veranópolis já realiza emissão de documento que oficializa desejo de doação de órgãos

Três veranenses já possuem a escritura pública de intenção de doação de órgãos

Desde outubro de 2022, os tabelionatos de notas de todo o Rio Grande do Sul emitem, de forma gratuita, a escritura pública declaratória de intenção de doação de órgãos e tecidos. O termo de cooperação registrado foi assinado pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS) e garante que o cidadão tenha oficializado seu desejo de ser doador de órgãos voluntário após sua morte.

Em Veranópolis, até o momento, apenas três pessoas realizaram a escritura. A primeira emissão do documento foi realizada no mês de setembro deste ano, para a jovem advogada Taís Martinez. Especialista em direito médico da saúde, desde a graduação ela estuda áreas voltadas ao fim da vida e ao testamento vital (documento que deixa expressado os tratamentos médicos que um cidadão quer se submeter caso não possa se manifestar).

— Eu sempre quis fazer a diferença na vida das pessoas. E pra mim é uma coisa que a gente faz de forma simples. Há bastante tempo eu fui doadora de sangue, também sou doadora de medula e eu penso que em algum momento a gente vai morrer, não vamos estar aqui pra sempre, então por que não me tornar doadora de órgãos e tecidos também. Alguém poderá se beneficiar, viver através de mim. — explica Taís, que deixava muito claro para seus familiares e amigos que seria doadora de órgãos.

O desejo foi consolidado por meio da escritura pública, que deixou documentada sua vontade. Para Taís, a doação de órgãos é um ato grandioso, por mais que ocorra em um momento difícil da vida das famílias.

— Claro que falar sobre a morte ainda é um tabu, ninguém quer falar sobre a morte. Mas é de suma importância a gente pensar nisso, porque ninguém vai ficar aqui pra sempre. — defende.

Leia também:  Cuidando das Relações Humanas: Humanização em Destaque no Natal da Longevidade

Emissão do documento garante expressão da vontade

O projeto objetiva amparar legalmente a declaração de desejo de doação de órgãos. Embora a escritura não tenha poder definitivo de autorizar a doação após a morte, serve como ferramenta de convencimento da família, que ainda deve autorizar o procedimento. A doação só acontece com o consentimento dos responsáveis do doador, após diagnosticada e comprovada a morte encefálica.

O instrumento também estabelece a rotina de informações sobre doadores à Central Estadual de Transplantes da Secretaria da Saúde. A partir do acordo, o CNB/RS ainda criou a Central Notarial de Doação de Órgãos, sistema que possibilita que os hospitais e a Central de Transplantes do RS consultem, de forma sigilosa, as escrituras declaratórias contendo a manifestação de vontade, após o falecimento do potencial doador.

Além do CNB/RS, o Termo de Cooperação é assinado pela Anoreg/RS, em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde, o Poder Judiciário do RS, o Conselho Regional de Medicina do RS – Cremers, a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Para obter o documento, é necessário apresentar, no tabelionato, o RG e CPF próprios, além de nome, telefone e e-mail de pelo menos duas pessoas para contatar. O Tabelionato de Veranópolis fica localizado na Av. Júlio de Castilhos, nº 267.

Quais órgãos podem ser doados?

Um doador de órgãos pode salvar até oito pessoas, doando os seguintes órgãos:

  • Coração
  • Pulmões
  • Fígado
  • Pâncreas
  • Intestino
  • Rins
  • Córnea
  • Valvas cardíacas
  • Pele
  • Ossos
  • Tendões

É sua vontade deixar registrado a intenção de doar órgãos e salvar vidas? O Tabelionato está à disposição para lavrar a escritura e de forma totalmente gratuita.

O que é o CNB/RS?

O Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS) é a entidade de classe que representa institucionalmente os tabeliães de notas e protestos do estado do Rio Grande do Sul. O CNB/RS tem realizado diversas atividades a fim de integrar os notários do Estado e atualizá-los, tanto com as novidades gerais, como as segmentadas de sua natureza, e dia após dia reafirma sua responsabilidade social em conjunto com os tabeliães do estado do Rio Grande do Sul.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo