O Rio Grande do Sul está em alerta para tempo severo até o próximo sábado (4) devido à formação de um ciclone extratropical no oceano. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou os alertas para nível laranja, o segundo mais alto, e orienta a população a ficar atenta e acionar Defesa Civil e Corpo de Bombeiros em caso de emergência.
Risco de tempestades
De acordo com o Inmet, há risco de tempestades das 10h às 22h desta quinta-feira (2) para todas as áreas do território gaúcho. Em seguida, das 22h01min de quinta-feira às 21h de sexta-feira (3), as áreas mais suscetíveis a tempestades incluem o Litoral, o Sul, a Serra, o Norte, o Noroeste e a Região Metropolitana.
Principais riscos
Nas regiões sob o alerta laranja, há o risco de chuvas de até 100 milímetros por dia, rajadas de vento alcançando até 100 km/h, descargas elétricas e possível queda de granizo.
Comparação com a média histórica
A título de comparação, em Passo Fundo, no Norte, onde o alerta laranja está ativo, a média de chuvas para o mês é de 195 milímetros. Já na Capital, a média histórica para novembro é de 136mm.