Nível do Guaíba se aproxima da cota de transbordamento em Porto Alegre

O nível do Guaíba subiu rapidamente ao longo da madrugada desta segunda-feira e às 7h atingiu 2,96m, apenas 4cm abaixo da cota de transbordamento no Centro de Porto Alegre.

A elevação das águas é consequência das cheias nos rios Caí, Sinos, Jacuí e Taquari. Segundo a MetSul Meteorologia, o cenário deve se agravar.

“Todos os rios que desembocam no Guaíba apresentam cheia de grandes proporções. Taquari e o Caí estão com quadros de cheias históricas. O Jacuí, maior contribuinte, também apresenta cheia entre Cachoeira do Sul e Triunfo com tendência de se elevar ainda mais. Uma vez que os picos de vazão do Taquari e do Caí devem alcançar a área de Porto Alegre entre esta segunda e quarta-feira, e a maior vazão do Jacuí no decorrer desta semana, prevendo-se a do Sinos apenas para o final da semana, a perspectiva é que o Guaíba se eleve ainda mais neste começo de semana”, projeta a MetSul.

Nesta manhã, o sistema de esgoto da zona Norte já revertia a água do Guaíba, com alagamentos em vias do Quatro Distrito. No Cais Mauá, por volta das 7h as ondas no Guaíba já faziam o nível da água reverter sobre a plataforma do cais.

Apesar disso, o sistema de diques da cidade segue aberto.

Em setembro, quando o Rio Grande do Sul enfrentou um dos piores quadros climáticos das últimas décadas, o nível do Guaíba alcançou o pico de 3,18m e inundou a orla da Capital. Houve o acionamento do sistema de comportas e o Cais Mauá ficou tomado pelas águas. Pouco mais de 24 horas após reabrir o sistema, a cidade voltou a fechá-lo com um segundo quadro de elevação rápido do nível das águas.

Com informações do Jornal Correio do Povo.

Sair da versão mobile