Guarda Municipal de Novo Hamburgo salva bebê de engastamento

Em patrulhamento preventivo nas proximidades da Escola Municipal Guilherme Gaelzer Neto, no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, uma viatura da Guarda Municipal avistou um veículo em alta velocidade, com uma mulher no banco traseiro gritando socorro.

Prontamente, a guarnição retornou e, ao chegar próximo ao veículo, verificou que se tratava de uma criança engasgada. A mãe da criança, em situação de desespero, entregou para a guarnição a criança de aproximadamente três meses de vida e que estava praticamente sem sinais vitais.

No mesmo instante, a guarnição deu início ao procedimento para a reanimação da criança, com a manobra de Heimlich, e iniciou o deslocamento para o Hospital Municipal. Dentro da viatura, após a realização da manobra, a criança começou a dar sinais e expelir leite materno pela boca e pelas narinas e depois começou a chorar, voltando com a respiração.

No Hospital Municipal, o bebê recebeu atendimentos médicos e se recuperou. Posteriormente, foi transferido para a UPA Centro para observação, com previsão de alta para breve.

Entre os cursos de preparação para a Guarda Municipal de Novo Hamburgo, há aulas de primeiros socorros e atendimento diante de várias situações, inclusive o engasgamento. Vários guardas municipais hamburguenses já ajudaram a salvar bebês engasgados.

Sair da versão mobile