A enchente deste sábado levou a ponte recém inaugurada entre os municípios de Lagoão e Gramado Xavier, na região do Centro-Serra. Conforme informações de moradores da região, ainda pela manhã, haviam pedaços da ponte no Rio Pardo. “Sobrou só uma placa que diz a quilometragem até Lagoão, até as plaquinhas colocadas pelas administrações, foram embora”.
A chamada “Ponte Integração” durou apenas três meses. A obra ligando os dois municípios tinha sido inaugurada no último dia 29 de julho. A Ponte da Integração, sobre o Rio Pardo, está na divisa entre Lagoão e Gramado Xavier.
A obra foi inaugurada com uma grande festa com o encontro de dois grupos de cavalarianos na margem do rio. Representantes de cada grupo se encontraram na ponte, onde houve o hasteamento das bandeiras dos dois municípios no meio da ponte. Num gesto de amizade o cavaleiro de Lagoão hasteou a bandeira de Gramado Xavier, e o de Gramado Xavier hasteou a de Lagoão.
A ponte sobre o Rio Pardo, ligando as localidades de Arroio do Sapo – Lagoão, e Linha Costa do Rio Pardo – Gramado Xavier, situado na divisa dos dois municípios, era uma demanda antiga das localidades próximas. Moradores mais antigos da região afirmam que foi um esforço de 30 anos pela obra, mas nunca havia saído do papel.
Com a conclusão da Ponte da Integração, Lagoão ganhou acesso à RSC -153, rodovia chamada de corredor da exportação, encurtando a ligação com Gramado Xavier, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre em mais de trinta quilômetros. Os municípios de Lagoão e Gramado Xavier ratearam o custo da obra de quase meio milhão de reais.
Informações Metsul, foto RÁDIO GAZETA DE SOBRADINHO