Nesta quarta-feira (08/11), equipes, do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), realizaram a Operação de Combate ao comércio e criação ilegal de pássaros silvestres, no Vale do Paranhana.
No município de Parobé, foram flagrados nove pássaros silvestres mantidos em cativeiro de forma ilegal. Foram resgatados 06 Canário-da-terra, 02 Trinca-ferro e 01 Cardeal. O responsável não possuía autorização para criação amadora de pássaros silvestres. Duas gaiolas com alaçapões armados anexados foram localizadas, o que evidencia a prática de captura ilegal de aves silvestres.
Também, em outra residência em Parobé, os policiais militares flagraram 5 pássaros silvestres mantidos em cativeiro. Dois Canário-da-terra, 01 Trinca-ferro, 01 Azulão e 01 Cardeal, foram resgatados. Gaiolas é um alçapão -armadilha usada para captura dos animais diretamente da natureza, foram apreendidos.
Já no município de Igrejinha, após receber uma denúncia anônima, a equipe do 3º BABM flagrou um Pintassilgo mantido em cativeiro sem autorização do órgão ambiental competente.
Todos os pássaros silvestres foram resgatados e encaminhados para os cuidados médicos veterinários e após serão reinseridos no habitat natural. Os responsáveis, por manter os pássaros silvestres em cativeiros, responderão pelo crime ambiental.