Serafina Corrêa inaugura agroindústria de ovos certificados

Em 2020, Nilmar e Andreia Varela tiveram a ideia de constituir uma agroindústria familiar de ovos, e nesta quinta-feira (26/10), três anos depois, a família inaugurou a Granja de Ovos Varela, em Serafina Corrêa. O empreendimento, com porte de cinco mil galinhas, tem certificação de bem-estar animal, com a criação de galinhas livres e ovos de qualidade diferenciada, o que agrega valor e abre mercados.

O extensionista da Emater/RS-Ascar de Serafina Corrêa, Leandro Ebert, relata que o trabalho da Extensão Rural e Social passou pelo cadastro da agroindústria no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e executado pela Emater/RS-Ascar, elaboração de plantas, projetos de crédito, capacitações em Boas Práticas de Fabricação (BPF) e gestão de agroindústria, licenciamento ambiental, registro no Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e certificação de bem-estar animal, culminando no recebimento do certificado de inclusão no Peaf e na adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), o que oportuniza a comercialização do produto em outros municípios.

O empreendimento já opera há alguns meses e participa do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O investimento na agroindústria também possibilitou o retorno de Andreia, que trabalhava em uma empresa no meio urbano, para dedicar-se totalmente ao negócio da família.

“A família enfrentou muitos desafios, mas graças à sua dedicação e ao apoio de entidades e pessoas que também compraram a ideia, hoje estamos inaugurando a agroindústria e celebrando com a família a realização desse sonho. Fico feliz em fazer parte dessa história. É emocionante ver que aquela ideia hoje está aí, realizada, transformando a vida da família”, frisa Ebert.

O ato de inauguração também contou com a presença e o pronunciamento do prefeito Valdir Bianchet, do secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Rodrigo Marcon, do extensionista rural do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, Ricardo Capelli, além da presença de parceiros e convidados.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Caxias do Sul

Sair da versão mobile