SC tem 138 municípios com ocorrências relacionadas às chuvas e temporais voltam a atingir o estado

Subiu para 138 o número de municípios com registro de ocorrências relacionadas às fortes chuvas que atingiram Santa Catarina. De acordo como relatório da Defesa Civil do Estado, divulgado às18h desta quarta-feira, 11, permanecem em situação de emergência 98 cidades, a maioria delas no Vale do Itajaí. Segundo o monitoramento meteorológico do órgão, os temporais já atingem regiões como o Meio Oeste e devem avançar pelo estado durante a noite desta quarta.

Na imagem da composição dos radares em tons de laranja, vermelho e rosa é possível observar temporais intensos localizados no Meio Oeste, no fim da tarde desta quarta-feira. Nas próximas horas, a instabilidade provocada pelo deslocamento de um sistema de baixa pressão, avança ainda mais por SC, o que combinado ao avanço de uma frente fria passa a favorecer a ocorrência de temporais também nas demais regiões catarinenses, com risco alto para ocorrências associadas a destelhamentos, quedas de árvores e galhos, alagamentos e deslizamentos e inundações, conforme avisos emitidos pela DC/SC.

Aviso meteorológico

A chuva persiste em toda Santa Catarina. O somatório dos acumulados provocados pelos temporais e pela chuva persistente são elevados em todo o estado, marcando valores entre 70 e 100 mm nas áreas em laranja, que compreendem as áreas do Oeste, Meio Oeste, Planaltos, em todo o Vale do Itajaí, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Litoral Norte. 

De forma pontual, os valores podem ultrapassar os 100 mm. Para o Extremo Oeste, destacados nas áreas em amarelo, os acumulados somam entre 40 e 70 mm. Devido aos acumulados observados nos últimos dias, somados ao observado neste evento, o risco para inundações é muito alto em todo o Vale do Itajaí, Planalto Norte, Planalto Sul e Litoral Sul. Na Grande Florianópolis, Litoral Norte e Meio Oeste o risco é alto.

Operação das barragens

Dia 11/10/2023 Leitura: 17hrs
Fonte: Régua ANA -Níveis CIDADES

Barragem Sul (Ituporanga/SC )

Situação de emergência

De acordo com o relatório mais recente da Defesa Civil estadual, 98 municípios permanecem em situação de emergência. Equipes municipais com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e demais estruturas do Governo do Estado além de contar com o apoio de estruturas
federais como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal prestam atendimentos aos afetados.

Sair da versão mobile