Policiais militares do Rio Grande do Sul treinam com realidade virtual

Óculos de realidade virtual desenvolvidos por estudantes universitários estão sendo usados para treinar policiais militares do Rio Grande do Sul

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul está testando uma nova tecnologia de realidade virtual para treinamento de policiais. A ferramenta, desenvolvida por estudantes universitários, permite aos agentes imergir em diferentes cenários e atividades ligadas à rotina policial.

O projeto, batizado de BM Verso, foi desenvolvido pelo Centro Universitário UniRitter. A ferramenta utiliza a plataforma Metaverso para transportar a realidade para dentro do ambiente virtual. Os óculos permitem ao policial imergir em diferentes ambientes, reproduzindo atividades que exigem conhecimento técnico.

O projeto é pioneiro no Brasil e propõe uma visão integrada e multidisciplinar, envolvendo, dentro da mesma aplicação, tanto o treinamento policial como a possibilidade de atendimento psicológico e de avaliação de saúde e nível de estresse do policial.

Dentro do BM Verso, foram desenvolvidos, inicialmente, três módulos de treinamento:

  • Estande de tiro: reproduz, de forma realista, o manuseio de armas;
  • Atendimento de ocorrências: permite a simulação de vários cenários, com múltiplas possibilidades de desfechos;
  • Sala de atendimento psicológico: permite ao policial receber atendimento por parte de outros profissionais.

A ideia é expandir o projeto para toda a corporação.

Leia também:  Após noite tensa, Brigada Militar efetua três prisões em Guaporé

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo