Policiais civis da 3ª Delegacia de Polícia Civil de Canoas, com apoio de agentes de Bento Gonçalves, desarticularam uma quadrilha que aplicava o golpe dos nudes em Bento Gonçalves. A ação, realizada na manhã desta quinta-feira (19), resultou na prisão temporária de seis pessoas e no cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão.
Segundo a delegada Luciana Bertoletti, titular da 3ª DP de Canoas, a quadrilha era composta por integrantes de facções criminosas, incluindo presos na Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves. Um dos crimes investigados envolveu uma vítima moradora de Canoas, o que motivou a ação em Bento Gonçalves.
O modus operandi do golpe é conhecido. Uma jovem entra em contato com a vítima, inicia uma conversa íntima e troca fotos. Em seguida, outra pessoa entra em contato, se passando pelo pai da jovem, que seria menor de idade, e exige dinheiro da vítima sob a ameaça de divulgar as fotos.
A delegada informou que pelo menos duas vítimas caíram no golpe e perderam, cada uma, cerca de R$ 5 mil.
De todos os presos na operação desta quinta-feira, dois já estavam detidos em Bento Gonçalves e outras duas mulheres e dois homens acabaram sendo apreendidos hoje pela manhã.
A delegada Luciana Bertoletti explicou que a operação visa desarticular uma quadrilha que atuava no golpe dos nudes em Bento Gonçalves.
A Polícia Civil pede que as pessoas que foram vítimas do golpe procurem a delegacia para registrar ocorrência.
Como se proteger do golpe
A Polícia Civil dá algumas dicas para se proteger do golpe dos nudes:
- Seja cauteloso com as pessoas que entram em contato com você pelas redes sociais;
- Não envie fotos íntimas para pessoas que você não conhece;
- Se você receber ameaças, procure a polícia imediatamente.