A OAB/RS e a sociedade civil se unem em defesa da advocacia após a brutal agressão a um advogado de 72 anos, que foi atacado com um pedaço de madeira por um homem que perdeu uma ação judicial. O caso aconteceu na quarta-feira (25), na frente da subseção de Bom Jesus.
O agressor, que já foi identificado pela Brigada Militar e se encontra preso preventivamente, foi cliente da parte contrária no processo que o advogado Adelar Velho Varela defendia. O advogado foi atingido na cabeça e precisou ser hospitalizado.
A OAB/RS, por meio do presidente Leonardo Lamachia, manifestou sua profunda indignação e externou sua solidariedade ao colega. “A Ordem gaúcha não irá se calar diante de um caso que se trata de prática inaceitável a um advogado, que foi covardemente agredido no pleno exercício da profissão”, asseverou Lamachia.
Ato público em defesa da advocacia
Para demonstrar sua indignação com o ocorrido, a OAB/RS e a subseção de Bom Jesus convocam a advocacia e a sociedade civil para um ato público em defesa da advocacia. O ato ocorrerá neste sábado (28), às 14h, em frente à sede da subseção de Bom Jesus.
“Nenhum advogado ou advogada pode sofrer uma violência pelo simples fato de cumprir o seu trabalho, que é essencial para a administração da Justiça. Estaremos em Bom Jesus para bradar pela defesa da advocacia em alto e bom som para que todos saibam da força institucional da OAB/RS”, completou Lamachia.