O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de tempestade na manhã desta sexta-feira, 27 de outubro, que abrange diversas regiões dos estados do Paraná, Santa Catarina e o Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul. O alerta foi classificado na cor laranja, indicando perigo, o segundo nível na escala de severidade, que também conta com as categorias amarela para atenção e vermelha para grande perigo.
Este alerta permanecerá em vigor até as 15 horas do sábado, 28 de outubro.
As previsões apontam para riscos potenciais, incluindo a ocorrência de chuvas com volumes entre 30 e 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia, ventos intensos variando entre 60 a 100 km/h e a possibilidade de queda de granizo. Além disso, existe o risco de corte no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.
Para garantir a segurança durante a tempestade, as autoridades aconselham a não se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e também evitam estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Recomenda-se, sempre que possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Em caso de emergência, as pessoas devem buscar informações adicionais junto à Defesa Civil, através do telefone 199, ou ao Corpo de Bombeiros, cujo telefone de contato é o 193.
As áreas afetadas por esse alerta incluem diversas regiões, como o Norte Pioneiro Paranaense, Serrana, Oeste Catarinense, Metropolitana de Curitiba, Vale do Itajaí, Noroeste Rio-grandense, Grande Florianópolis, Centro Ocidental Rio-grandense, Centro Ocidental Paranaense, Metropolitana de Porto Alegre, Noroeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Nordeste Rio-grandense, Sudeste Paranaense, Centro Oriental Paranaense, Norte Catarinense, Sul Catarinense, Centro Oriental Rio-grandense, Centro-Sul Paranaense e Sudoeste Rio-grandense.
A população das áreas afetadas deve permanecer vigilante e seguir as orientações das autoridades locais para garantir a segurança durante a passagem da tempestade.