Inicia o Programa Melhores Amigos, que realizará castração de 200 animais, em Veranópolis

Iniciou na manhã desta quarta-feira, dia 18 de outubro, o Programa Melhores Amigos no município de Veranópolis. Projeto que está sendo realizado sob a coordenação da Secretaria Municipal da Saúde.
O Melhores Amigos é um programa voltado à causa animal, organizado pelo Departamento de Direitos dos Animais, vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul.

Em Veranópolis, por meio deste programa será realizada a castração de aproximadamente 200 animais, entre caninos e felinos fêmeas de pequeno porte. Destinado aos animais em situação de rua e de famílias de baixa renda do município. O valor total para realização do projeto está estimado em mais de 59 mil reais, sendo 40 mil reais oriundos de incentivo estadual e cerca de 19 mil reais de contrapartida municipal. O procedimento de esterilização das gatas e cachorras está sendo realizado em clínica local, contratada pela Secretaria Municipal da Saúde através de pregão eletrônico.

É sabido que a saúde humana também está relacionada à saúde animal. O aumento da população de animais domésticos nas residências amplia o risco de contágio das zoonoses, doenças transmissíveis dos animais aos homens, e vice-versa. A esterilização de animais tem como escopo a diminuição dos animais errantes, cujas crias indesejadas são diariamente abandonadas nos logradouros e se tornam um problema de ordem pública. Vale reforçar que a ação de abandono de animais ou maus tratos são condutas consideradas como crime ambiental.

Assim, o principal objetivo desse programa é diminuir o número de animais abandonados no município e no Estado.

Fotos: SMS e Clínica Vetus

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo