Indivíduos são flagrados usando arma de fogo para pescar espécie ameaçada de extinção em Pinhal da Serra

Uma guarnição do 3º Grupo de Polícia Ambiental (GPA) de Vacaria registrou um boletim de ocorrência por crime contra a fauna na terça-feira (3). O incidente envolveu indivíduos que, armados, tentaram pescar um exemplar da espécie Dourado, considerada ameaçada de extinção no Rio Grande do Sul.

A denúncia foi recebida por meio do WhatsApp, com o envio de um vídeo onde pessoas em um barco praticavam a pesca do Salminus brasiliensis, popularmente conhecido como Dourado.

A análise das imagens revelou que um dos indivíduos recorreu ao uso de uma arma de fogo para tentar abater a espécie, que ainda se encontrava na água presa ao anzol, enquanto outro tentava retirá-la do leito do rio.

O local da ocorrência foi identificado como o Rio Pelotas, no município de Pinhal da Serra. Conforme o Art. 34 da Lei 9.608/98, a pesca de espécies sujeitas a preservação configura crime ambiental.

A guarnição procedeu com a identificação dos envolvidos e formalizou o boletim de ocorrência por crime ambiental. O documento foi encaminhado às autoridades competentes, incluindo a Polícia Judiciária, o Ministério Público e o Exército Brasileiro.

Sair da versão mobile