Estado e Ministério Público debatem diretrizes para moradias temporárias no Vale do Taquari
Vice-governador recebeu o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, nesta quarta (4)
O vice-governador Gabriel Souza recebeu em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira (4/10), o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, e representantes do Ministério Público do Rio Grande do Sul a fim de debater diretrizes relativas à distribuição de moradias para as famílias desabrigadas no Vale do Taquari e construir em conjunto os regramentos para as habitações temporárias.
O grupo tratou também de iniciativas para apoiar os municípios atingidos pelas chuvas em setembro. O tema seguirá em pauta na tarde de quinta-feira (5/10), durante audiência pública na Promotoria de Lajeado.
“O nosso objetivo é encontrar soluções rápidas, dignas e seguras para essas pessoas, de forma a adaptar os espaços conforme o número de membros das famílias”, destacou Gabriel. Ele pontuou que as moradias, viabilizadas em parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon), incluem espaços de convivência, como salão comunitário, brinquedoteca e recreação. “O Ministério Público quer colaborar, no que for preciso, na melhor saída para a solução deste problema”, sinalizou Saltz.
O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Fabricio Peruchin, afirmou que a missão do governo estadual é tirar as famílias dos albergues públicos, dando mais dignidade e segurança. “Esse modelo construtivo de unidade habitacional, já consolidado em outros estados, é o melhor caminho. As famílias não podem esperar o tempo de construção de uma casa definitiva, em torno de um ano, e que ainda depende de recursos federais. Por serem casas modulares, são adaptáveis a qualquer tamanho de família”, explicou Peruchin. Ele representará o governo estadual na audiência no Vale do Taquari.
Também estiveram presentes na reunião o promotor Cláudio Ari Pinheiro de Mello, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Ordem Urbanística e Questões Fundiárias, e o promotor Sérgio Diefenbach, responsável pela Promotoria Regional do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica dos Rios Taquari e Antas.
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul