Fenômeno El Niño segue influenciando o clima no Brasil e trará mais um mês com excesso de chuva no Sul do país com enchentes

O fenômeno El Niño segue influenciando o clima no Brasil e trará mais um mês com excesso de chuva no Sul do país com enchentes, segundo previsão da MetSul Meteorologia.

A previsão indica chuva acima a muito acima da média em grande parte da Região Sul, dando prosseguimento ao padrão que se observa desde o inverno com a instalação do El Niño.

Os maiores acumulados de chuva vão se dar na Metade Norte gaúcha, Santa Catarina e o Paraná, com marcas de 300 mm a 500 mm em diversas localidades, isoladamente até superiores, assim favorecendo cheias de rios e novas enchentes. Já o Sul gaúcho vai observar um aumento da precipitação em relação ao mês de outubro, porém sem os extremos observados em setembro.

No Centro-Oeste e no Sudeste, uma vez que se trata de novembro e a estação seca chegou ao fim, espera-se um aumento da frequência e dos volumes de chuva na maioria das localidades das duas regiões, mas, no geral, as precipitações estarão abaixo da média.

Partes de São Paulo e do Mato Grosso do Sul têm maior probabilidade de registrar um novembro com chuva acima da média.

Maior frequência de chuva e com a atmosfera mais aquecida, à medida que o verão vai ficando mais próximo, significa também que os temporais tendem a aumentar entre o Centro e o Sul do Brasil.

Ciclones extratropicais ocorrem em todos os meses do ano no Atlântico Sul, mesmo durante o verão, com maior frequência entre os meses de outono e da primavera. Uma vez que os modelos indicam sinal de temperatura acima da média no Brasil e abaixo da média do Centro para o Sul da Argentina, a MetSul avalia que há um maior risco de ciclones em novembro nas latitudes médias do continente, podendo ser até intensos.

Leia também:  Violência nas escolas: sociólogo defende medidas emergenciais

Temperatura

Novembro será outro mês de temperatura acima a muito acima da média na maior parte do território brasileiro com marcas muito altas e alguns dias de calor excessivo mais ao Centro do país. Há, contudo, uma tendência de repetição do padrão de temperatura observado em outubro.

O Sul do Brasil, em particular o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por chuva frequente e a atuação de massas de ar frio nas latitudes médias, não devem ter desvios positivos de temperatura expressivos como o restante do país. Ao contrário, e em especial no estado gaúcho, é possível que algumas áreas tenham temperatura abaixo da média.

Isso significa que novembro tende a ter menos dias de calor que o habitual e mais dias agradáveis que o normalmente observado no estado gaúcho, em particular em cidades do Sul e do Leste do estado. Haverá algumas poucas noites frias para esta época do ano. Embora este cenário, podem ocorrer alguns dias de forte a intenso calor no Sul do Brasil.

No Centro-Oeste e no Sudeste, predominará na maioria das áreas mais um mês de muito calor. A tendência de chover abaixo da média na maior parte das duas regiões cria uma condição propícia para temperatura mais alta e um maior número de dias quentes. As condições seguem, assim, favoráveis ao registro de eventos extremos de temperatura alta com máximas muito acima dos padrões históricos.

Impactos

O excesso de chuva no Sul do Brasil pode provocar enchentes, deslizamentos de terra e inundações, além de danos à infraestrutura e à agricultura. A temperatura acima da média no Centro-Oeste e no Sudeste pode aumentar o risco de incêndios florestais e de doenças transmitidas por mosquitos.

Leia também:  Marinha resgata pessoas ilhadas no Rio Grande do Sul após ciclone

Precauções

As autoridades recomendam que as pessoas que vivem em áreas propensas a enchentes fiquem atentas às previsões meteorológicas e adotem medidas de precaução, como manter os móveis e eletrodomésticos em locais altos e retirar objetos do chão. Também é importante manter-se hidratado e evitar atividades ao ar livre em dias de muito calor.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo