Nesta segunda-feira (09/10), a equipe, do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar, realizava fiscalização referente a desmatamento, quando, em uma propriedade, flagrou um homem em posse de uma arma de fogo, no interior do município de Serafina Corrêa.
Após alerta emitido pela plataforma MapBiomas, os policiais militares foram até o local informado para averiguar a supressão de vegetação nativa. Ao fazer contato com o proprietário da área, a equipe do 3º BABM avistou, em uma mesa, uma arma de fogo artesanal, calibre 9.1 (.38) com diversas munições calibres .36 e .38, espalhadas ao lado. No local, havia também material para recarga irregular de munições, três animais silvestres, Ratão-do-banhado ( Myocastor coypus), já mortos e diversas aves congeladas. Ainda, uma tartaruga-tigre-d’água (Trachemys dorbignyi) foi encontrada, viva, no local.
Diante dos crimes, o homem de 69 anos, com antecedentes de crimes ambientais, recebeu voz de prisão, sendo conduzido à Delegacia de Polícia de Serafina Corrêa.
Na propriedade, a equipe do 3º BABM constatou a supressão de vegetação nativa, pertencente ao bioma Mata Atlântica, atingindo uma área de 10.000 metros quadrados. Foram flagradas 04 (quatro) máquinas escavadeiras no local, fazendo a movimentação do solo. Para a intervenção não havia licença dos órgãos ambientais competentes, logo as máquinas foram apreendidas e lavrado o Boletim de Ocorrência Policial.