Diocese de Caxias do Sul irá criar Associação Diocesana de Médicos Católicos em Missa solene na Catedral

Celebração presidida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon, na quarta-feira, 18 de outubro, às 19h, terá a leitura do decreto que institui oficialmente a Associação dos Médicos Católicos da Diocese de Caxias do Sul

A Diocese de Caxias do Sul, a partir da mobilização de um grupo de médicos que professa a fé católica, irá instituir oficialmente, na Missa das 19h da quarta-feira, 18 de outubro, na Catedral Diocesana, a Associação de Médicos Católicos da Diocese de Caxias do Sul. A celebração, presidida por Dom José Gislon, na memória litúrgica de São Lucas, evangelista e padroeiro dos médicos, terá a leitura do decreto de criação desse organismo da vida eclesial.

A Associação surgiu de um desejo profundo de alunos de medicina que frequentavam as reuniões da associação de Porto Alegre, na década de 1990. A semente de uma associação em Caxias do Sul foi plantada no final da década de 2000, com o então bispo Dom Paulo Moretto.

Os primeiros encontros entre os médicos católicos se iniciaram em 2012, ano em que o bispo Dom Alessandro Ruffinoni indicou o padre Diego Bettoni para ser o orientador espiritual de uma caminhada de crescimento espiritual, moral, teológico e humano. Após muitos anos de amadurecimento, o grupo de médicos manifestou a intenção da criação de uma associação canônica, já sob o episcopado de Dom José Gislon. O projeto, no entanto, esperou a formalização da Associação Brasileira de Médicos Católicos em 2021.

Assim, em constante diálogo com o bispo de Caxias do Sul, o grupo organizou sua documentação jurídica e agora, em 18 de outubro, será instituído canonicamente, com a publicação do decreto diocesano. Na celebração, que integra a programação de 90 anos de criação da Diocese de Caxias do Sul, será dada a bênção solene para os médicos.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo