Cidade gaúcha é a mais velha do Brasil; população idosa é quase três vezes maior que a de crianças
Coqueiro Baixo, no Vale do Taquari, tem índice de envelhecimento de 277,1; população rural predomina e município investe em políticas públicas para a terceira idade
Coqueiro Baixo, no Rio Grande do Sul, é a cidade mais velha do Brasil. Segundo dados do Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de envelhecimento do município é de 277,1, o que significa que há quase três idosos para cada criança na faixa etária de 0 a 14 anos.
Segundo informações da Follha de São Paulo, o município, que fica a 170 quilômetros de Porto Alegre, tem 1.290 habitantes, dos quais 388 são idosos, com 65 anos ou mais. A população rural predomina, com 70% dos habitantes vivendo no campo.
Para atender às necessidades da população idosa, o município investe em políticas públicas específicas. A Secretaria de Assistência Social promove diversos eventos, como encontros de grupos de idosos, oficinas de artesanato e aulas de ginástica. A Secretaria da Saúde oferece atendimento domiciliar e atividades nas comunidades do interior.
Apesar da alta taxa de envelhecimento, Coqueiro Baixo apresenta bons indicadores sociais. O índice de escolarização é de 100% entre crianças de 6 a 14 anos, e a mortalidade infantil inexiste.