Chuvas em SC: 131 cidades registram ocorrências e 60 municípios estão em situação de emergência

Santa Catarina registra, até o momento, 131 municípios com ocorrências em virtude das chuvas fortes que atingem o estado desde a última semana. O dado está no relatório da Defesa Civil, atualizado às 17h deste domingo, 8, que ainda mostra que 60 municípios decretaram situação de emergência. Foram confirmadas duas mortes, a primeira em Rio do Oeste e a segunda em Palmeira.

O Governo do Estado distribuiu 39.553 itens de assistência humanitária e todas as equipes de Segurança e Defesa Civil do Estado seguem de prontidão para atendimento às ocorrências e orientação da população. Até o momento, foram abertos 121 abrigos em 52 municípios.

Bombeiros

A atenção do Corpo de Bombeiros Militar está concentrada no Vale do Itajaí, especialmente no Alto Vale. Mas o trabalho continua em todo o estado.

Atendimentos realizados em Santa Catarina, pelo CBMSC, entre ontem, 7 e hoje, 08:

Total de atendimentos realizados desde o início da operação, na terça-feira, 3:

A corporação atua com a antecipação e monitoramento 24 horas da situação, para a segurança dos cidadãos.

A região do Alto Vale é a que recebe mais reforços, com equipes de Força-Tarefa (FT), além de posto de comando. As FTs 15, 02, 14, 05, 10 estão atuando na região.

A FT 07 está atuando na região de Itajaí desde o começo da tarde de hoje e a FT 08 em Tubarão.

Rodovias

Atualização: 08/10/23 – 17h10

:: Confira a situação das rodovias estaduais em SC afetadas pelas chuvas, até o momento:

Barragens

Dia 08/10/2023 Leitura: 17hrs – Fonte: Régua ANA -Níveis CIDADES

Barragem Sul (Ituporanga/SC )

Barragem Oeste (Taió/SC)

Barragem Norte (José Boiteux/SC) 10h

Nível dos rios: CIDADES – Referente às 16h

Previsão do tempo

previsão de tempo atualizada da Defesa Civil do Estado indica que as chuvas tendem a diminuir no começo desta semana:

Segunda-feira, 9

Entre a madrugada e manhã da segunda-feira, 9, ainda ocorre chuva nas regiões mais ao nordeste do estado e o tempo volta a ficar firme do Extremo Oeste aos planaltos. Ao longo da manhã, as instabilidades se afastam do estado, mas no Litoral e em áreas próximas a oferta de umidade do oceano para o continente deixa o tempo encoberto e com possibilidade de chuvas fracas a qualquer hora do dia. O risco ainda é alto para ocorrências como deslizamentos, em decorrência dos volumes registrados nos dias anteriores. As temperaturas mínimas variam entre 9 e 18°C por SC e as máximas ficam 14 e 19°C no Planalto Sul e variam entre 19 e 25°C nas demais regiões. Os ventos sopram com intensidade fraca de direção sudeste/leste pelo estado.

Terça-feira, 10

Na terça-feira, 10, a chuva dá uma trégua e o tempo estabiliza no estado devido a um sistema de alta pressão que influencia as condições meteorológicas. Do Grande Oeste aos planaltos o sol deve predominar entre poucas nuvens, enquanto que do centro ao leste do estado ocorre variação de nuvens, com chance de chuva fraca e isolada nos extremos do dia da Grd. Florianópolis ao Planalto Norte devido à circulação marítima. O risco segue moderado a alto para deslizamentos devido a água presente no solo. O vento sopra com intensidade fraca de direção leste/nordeste/norte, com rajadas moderadas do Litoral Sul à Grd. Florianópolis entre a tarde e a noite. As mínimas variam entre 5 e 16°C do Grande oeste aos planaltos e variam entre 14 e 19°C no litoral. À tarde as máximas oscilam entre 23 e 28°C no Oeste, Extremo oeste e no Planalto Norte e variam entre 20 e 24°C nas demais áreas.

Tendência para os próximos dias

A quarta-feira, 11, inicia com tempo estável em todas as regiões, mas no final da manhã as instabilidades retornam ao estado, com condições para novos temporais, especialmente na metade oeste e nas áreas de divisa com o RS. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais e segue moderado a alto para deslizamentos. Na quinta-feira, 12, os temporais seguem ocorrendo e avançam em direção ao nordeste do estado entre a tarde e a noite. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais e segue moderado a alto para deslizamentos.

Sair da versão mobile