Chuva de até 100 mm e granizo foram registrados no Noroeste do Rio Grande do Sul
A semana começou com chuva forte no Rio Grande do Sul, com volumes de até 100 mm e registro de granizo no Noroeste do estado.
Fortes áreas de instabilidade se formaram na madrugada desta segunda-feira na região, que chegou a ter temperatura de 33ºC a 34ºC na tarde do domingo. As nuvens carregadas trouxeram muitas descargas atmosféricas e queda de granizo, em municípios como Santa Rosa e Giruá.
Levantamento da MetSul Meteorologia com base em dados do sensor Global Lightning Mapper (GLM) do satélite GOES-16 mostra que municípios do Noroeste foram o que registraram mais descargas até o final da manhã desta segunda com 1.637 raios em Catuípe, 1.251 em Giruá e 1.143 em Ijuí.
Os volumes de chuva foram elevados no Noroeste e parte do Norte gaúcho. Estações do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram acumulados até o final da manhã de 70 mm em Santo Augusto, 64 mm em Santa Rosa, 58mm em Passo Fundo e 49 mm em Palmeira das Missões.
Já a rede de pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres indicou acumulados de precipitação entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira de 104 mm em Redentora, 101 mm em Horizontina, 73 mm em Santa Rosa, 62 mm em Ijuí, 61 mm em Passo Fundo, 54 mm em Vacaria e 52 mm em Entre-Ijuís.
A chuva desta segunda-feira ocorre pela atuação de uma frente fria no Rio Grande do Sul. Uma grande massa de ar frio cobre neste momento a Argentina e foi responsável por mínimas nesta segunda de 10ºC na cidade de Buenos Aires e negativas em muitos pontos da Patagônia.
O tempo segue instável da tarde para a noite de hoje no Rio Grande do Sul, mas com predomínio de tempo firme no Sul e no Oeste. A instabilidade deve afetar mais cidades do Centro para o Norte e o Nordeste do estado com chuva que localmente pode ser forte e risco de granizo isolado. Porto Alegre deve ter intensificação da instabilidade durante a segunda metade do dia.