Cataratas do Iguaçu registram vazão recorde de 24,2 milhões de litros por segundo

As Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, registraram uma vazão recorde de 24,2 milhões de litros por segundo nesta segunda-feira (30). O número é 16 vezes maior do que a média, que é de 1,5 milhão de litros por segundo.

A vazão atual é resultado das fortes chuvas que atingiram a bacia do Rio Iguaçu nos últimos dias. De acordo com a Itaipu Binacional, as hidrelétricas da região Sul do Brasil foram obrigadas a abrir seus vertedouros, o que resultou na elevação do nível do Rio Paraná.

O Parque Nacional do Iguaçu segue aberto para visitação, mas a equipe técnica da concessionária Urbia Cataratas e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) estão monitorando a situação em tempo real.

Histórico de vazões

A vazão média das Cataratas do Iguaçu é de 1,5 milhão de litros por segundo. O menor registro foi em abril de 1979, com 100 mil litros por segundo. A maior vazão registrada foi em 2014, com 46,3 milhões de litros por segundo.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo