Argentina enfrenta crise de abastecimento de gasolina
Os argentinos estão enfrentando dificuldades para abastecer seus veículos, devido a uma crise de abastecimento de gasolina e diesel. A situação é agravada pela falta de dólares, que dificulta as importações.
O país, que é um grande produtor de petróleo e gás de xisto, tem sofrido com a escassez de combustível desde o final da semana passada. O ministro da Economia e candidato presidencial, Sergio Massa, culpou as petroleiras e indicou que elas retêm estoques “para especulação”. O setor empresarial alega que não há combustível.
Carros parados no meio da estrada, outros estacionados em locais inusitados e filas muito longas nos postos são imagens cada vez mais comuns. A falta de gasolina afetou o consumo no varejo, embora os atacadistas também tenham sentido o impacto.
O presidente da Fecra (Federação dos Empresários de Combustíveis da República Argentina), Vicente Impieri, disse que a normalização do abastecimento pode levar “alguns dias”.
O Ministério da Energia informou que foi acordada a importação de dez navios com combustível, durante uma reunião com as petroleiras para procurar soluções para o problema da escassez. Massa definiu esta terça-feira (31) como prazo para que o problema seja resolvido.