Durante os dias 17, 18 e 19 de outubro, os agentes do Programa Segurança Alimentar RS fiscalizaram 18 estabelecimentos no município de São Gabriel, entre eles mercados, açougues e indústria de embutidos que tinha atividade de varejo no mesmo local. No total, foram apreendidas 12,6 toneladas de produtos impróprios para o consumo humano. Parte dos alimentos, especialmente carne, depois de atestada por veterinário, foi doada para os animais do Mantenedouro São Braz de Santa Maria e para o Zoológico de Cachoeira do Sul; o restante foi inutilizado.
Nesta quinta-feira, 19 de outubro, foram fiscalizados pela força-tarefa do programa oito estabelecimentos – sete açougues e uma indústria de embutidos, com a apreensão de 1,6 tonelada de alimentos e produtos impróprios para consumo. Entre os oito locais vistoriados, apenas um não apresentou irregularidades que ensejasse apreensão de produtos e alimentos. Os demais foram autuados.
Produtos sem procedência, com a validade vencida, armazenados de forma inadequada e em má conservação foram as principais irregularidades apontadas nos autos expedidos durante a operação. Um dos estabelecimentos também havia comercialização de bebidas de origem estrangeira sem a devida documentação.
Participaram da fiscalização e do cumprimento de mandado os promotores de Justiça Mauro Rockenbach, da Promotoria de Justiça Especializada Criminal de Porto Alegre, e Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, e servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Secretaria Estadual da Saúde (SES), Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Serviço de Inspeção e Vigilância Sanitária Municipal de São Gabriel, Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon) e Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram).