3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar e Prefeitura de Marau realizam operação de combate a maus-tratos a animais
Na manhã desta segunda-feira (23/10), o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) e a Prefeitura de Marau, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, realizaram uma operação de combate a crimes ambientais.
A equipe do 3º BABM e agentes do Departamento do Meio Ambiente fiscalizaram uma propriedade rural, onde constataram quatro cães e 21 galos vítimas de maus-tratos.
Os cães, dois machos e duas fêmeas, estavam presos a correntes curtas, em um local úmido e sem abrigo, sem alimentação e água.
Os galos, alguns com lesões na cabeça e nas asas, estavam trancados dentro de três galinheiros. Em um dos galinheiros, havia oito galos utilizados em rinhas, com materiais como biqueiras, esporas, remédios e suplementos aplicados com seringas.
O local também é uma área de preservação permanente (APP), caracterizada por um córrego, e as construções atingiram 850 metros quadrados da APP.
O homem responsável pelos animais foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Marau. Ele já tem antecedentes em ocorrências de maus-tratos.
Os quatro cães e as 29 aves (galos e galinhas) foram apreendidos e encaminhados para adoção.