Uma grande descoberta foi realizada pela equipe do Lar Santa Maria da Paz, em Tijucas. Durante uma obra na cozinha, a equipe localizou abaixo do piso, uma área, que até então, suspeita-se que seria um porão. Mas, o que chama atenção, é que esse local tem o formato de uma cruz, com uma pequena escada, que leva para um fogão à lenha.
Na tarde desta segunda-feira (18), a equipe do Visor Notícias acompanhou com exclusividade a descida até o subsolo. O local tem paredes de pedras e o que impressiona mesmo é que parece ser muito uma área que foi pensada para ser totalmente escondida.
O presidente da instituição, Luiz Carlos Santana, descreve a descoberta desse ‘esconderijo’ como uma alegria. Ele projeta remover a laje, limpar essa área, iluminar e colocar um piso de vidro, para que todos possam enxergar a cruz e o espaço. “É preservar a história e é isso que queremos. Acreditamos que esse lugar foi uma cozinha ou um porão e foi projetado a laje. Uma cruz também foi encontrada na capela, aqui tem muita história”, comenta.
No Lar Santa Maria da Paz, que tem mais de 100 anos de construção, Luiz quer montar um museu em homenagem aos padres Jacob e Monsenhor Augusto Zucco, além de expor objetos que compõem a história da instituição. Confira a reportagem de Brunela Maria com imagens de Lucas Koerich.