Uma empresa especializada em softwares de segurança, a Kaspersky, descobriu um vírus de celular que permite que cibercriminosos roubem valores de Pix sem que a pessoa perceba na hora. Ele afeta apenas aparelhos com sistema Android.
Segundo o blog Tilt, do Uol, um programa disfarçado instalado no celular consegue trocar a chave Pix durante uma transferência bancária para a de um criminoso.
PublicidadeAlém do destino do dinheiro, o vírus também é capaz de alterar o valor da transferência e limpar o saldo da conta. A única diferença é um tremor na tela, que pode passar despercebida pelo usuário.
Chamado de Brats, o programa já foi detectado mais de 1.500 vezes de janeiro até o momento, segundo a Kaspersky.
Como este vírus chega ao celular?
O vírus vem escondido dentro de um aplicativo baixado fora da loja oficial do Google. A vítima acessa um site que diz que se a pessoa baixar um aplicativo de extensão .APK [formato de arquivos de apps Android] e abrir um baú, ela ganhará dinheiro.
Após, o aplicativo mostra uma notificação que diz que é necessário fazer uma atualização falsa de um leitor de PDF ou do Flash Player e exige que seja liberada uma permissão de acessibilidade.
Dessa forma, o app encaminha a pessoa para as configurações do Android e dá o passo a passo para ela liberar um recurso de acessibilidade.
Como evitar vírus no celular?
- Nunca instale aplicativos fora da loja oficial do Android;
- Não autorize a permissão de acessibilidade, caso o app solicite;
- Tenha um antivírus instalado no smartphone.
(*) Com informações do Tilt/Uol