A instabilidade que retornou ao Rio Grande do Sul no começo da semana seguirá nos próximos dias. O estado tem chance de temporais com rajadas de ventos e queda de granizo em diversas regiões nesta terça-feira (19). Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e de alagamentos.
Regiões com maior risco de temporais
De acordo com a Climatempo Meteorologia, os maiores volumes de chuva devem ser registrados em Porto Alegre, Região Metropolitana, Serra, Norte, Noroeste e Região Central. A Região Sul, com municípios entre os que registraram os maiores acumulados de precipitação na segunda-feira (18), deve ter volumes menores de chuva. Na região da Campanha e na Fronteira Oeste, haverá pancadas pela manhã e garoa a partir da tarde.
Alerta para alagamentos
O acúmulo de chuvas traz alertas alerta para risco de inundações gradativas com elevação dos rios principais e alagamentos onde a chuva for intensa (volume elevado em pouco tempo), especialmente devido aos níveis ainda elevados dos rios e os solos saturados na maioria das regiões já afetadas pelas inundações anteriores.
A Defesa Civil emitiu alertas, válidos até às 15h, para inundações nos rios Jacuí (em elevação a partir de Cachoeira do Sul), Ibicuí (em elevação a partir de Manoel Viana), Camaquã (em níveis elevados a partir de Amaral Ferrador) e Guaíba.
Como ficam os próximos dias
Na quarta-feira (20), o tempo seguirá instável em todas as regiões, mas com pancadas de chuva de menor intensidade. A expectativa é de que os acumulados não ultrapassem os 20 milímetros em praticamente todo estado.
No Vale do Taquari, região mais atingida pelas enchentes de setembro, a expectativa é de que chova em torno de 75 milímetros até a quarta, cerca de 40% da média histórica para o mês.
Já na quinta-feira (21), de acordo com a Climatempo, uma nova frente fria será formada, dando novo fôlego às precipitações em todos os pontos do RS, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre.
Recomendações
Diante do risco de temporais, a Defesa Civil recomenda algumas medidas de segurança:
- Evite ficar em locais abertos ou descampados.
- Se estiver na rua, procure abrigo em um local seguro, como uma construção.
- Não se abrigue debaixo de árvores.
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Fique atento às informações da Defesa Civil.
tunesharemore_vertadd_photo_alternate