A policial militar Ana Mayara Kaufmann, membro do Canil do 12º BPM da Brigada Militar de Caxias do Sul, iniciou nesta segunda-feira (11/09) um curso de especialização em cinotecnia em Portugal. Ela é a única representante brasileira na formação, que será realizada na Escola da Guarda Republicana, em Queluz.
O curso, que tem duração de três meses, tem como objetivo preparar militares para atuarem com excelência em diversas áreas da cinotecnia, incluindo o Curso Cinotécnico de Detecção de Produtos. Essa especialização visa desenvolver habilidades e comportamentos adequados para binômios (duplas) na área de detecção de odores. As subespecialidades abordadas incluem detecção de entorpecentes, armas e papel moeda, detecção de tabaco, detecção de venenos, detecção de espécies protegidas, detecção de cadáveres, detecção de explosivos e detecção de vestígios biológicos.
As ações de detecção de produtos mencionadas anteriormente ocorrem em uma ampla variedade de cenários, incluindo buscas preventivas, domicílios, abordagens pessoais, meios de transporte, aeronaves, embarcações, contentores, embalagens postais e espaços ao ar livre. O treinamento preparará a Soldado Kaufmann e outros participantes para desempenharem um papel vital na segurança, tanto no Brasil quanto internacionalmente.