Um pescador de 70 anos foi atacado por uma piranha no rio Jacuí, no Rio Grande do Sul, na tarde desta sexta-feira (22). O idoso foi mordido na mão pela piranha, causando um ferimento, precisando buscar atendimento no hospital.
De acordo com informações o pescador estava pescando quando foi surpreendido pela piranha. O idoso foi mordido na mão e precisou ser levado ao hospital para atendimento médico.
O ataque da piranha ao pescador é um alerta para a presença da espécie no Rio Grande do Sul. A piranha vermelha (Serrasalmus maculatus) é um peixe agressivo, típico da bacia do Rio Uruguai, que vem se espalhando para outras regiões do estado.
A principal causa apontada por especialistas para a migração das palometas da bacia do Rio Uruguai para outras regiões é a drenagem em canais de irrigação de lavouras que retiram a água de uma bacia e desaguam em outra.
A partir disso, não há barreiras naturais que impeçam a proliferação por rios e lagoas, com risco da espécie se aproximar do Litoral Norte.
Orientações para evitar acidentes com piranhas
Em caso de ataque de piranha, é importante seguir as seguintes orientações:
- Não entre na água sozinho;
- Não nade em águas turvas ou com pouca visibilidade;
- Evite nadar em locais onde há presença de sangue ou restos de comida;
- Se for atacado, tente se afastar da água o mais rápido possível;
- Não tente retirar a piranha do corpo com as mãos;
- Procure atendimento médico imediatamente.