Os Serranos celebram 55 anos de carreira
O grupo Os Serranos, uma das maiores referências da música gaúcha, completa 50 anos de carreira em 2023. A trajetória do grupo começou em 1968, na cidade de Bom Jesus, quando uma dupla de gaiteiros, formada por Edson Dutra e Frutuoso Luis, decidiu espalhar a cultura gaúcha pelo mundo.
Em 1972, já como Os Serranos, o conjunto seguiu embalando bailes Brasil afora e percorrendo países do Mercosul, além de duas turnês pelos Estados Unidos, com apresentações em cidades como Miami, Newark, Washington e Boston.
Hoje, Os Serranos são formados por Edson Dutra (acordeão e voz solo), Paulo Feijó (voz solo e baixo), Estevão Guedes (acordeão e vocal), Ederson Mello (guitarra e vocal), Juliano Santos (bateria), Jeferson Brás Madruga (voz solo e baixo) e Renan Rousado (acordeão).
Além do tradicional carisma e da precisão musical que demonstram nos bailes, Os Serranos impressionam pelo números e feitos da carreira: são 31 discos gravados, sendo quatro DVDs. Em 2009 e 2013, respectivamente, conquistaram indicações ao Grammy Latino, competindo na categoria de Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras com o DVD Os Serranos – 40 Anos Sempre Gaúchos! e o CD Os Serranos Interpretam Sucessos Gaúchos 3. Os gaudérios também colecionam três discos de ouro: Isto É Os Serranos, Bandeira dos Fortes e Os Serranos Interpretam Sucessos Gaúchos.
Para celebrar os 50 anos de carreira, Os Serranos realizarão uma turnê pelo Brasil, com shows em diversas cidades. A turnê contará com a participação de diversos artistas que fizeram parte da história do grupo, como Everton Dutra “Toco”, Rodrigo Munari, Renato Cunha, Daniel Hack e Walther Morais.