Onda de calor no Brasil atinge nível de alerta vermelho

Inmet alerta para risco de grandes danos e acidentes

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo para nove estados do Brasil, devido à onda de calor que atinge a região. O alerta é válido até as 18h de domingo (24).

Os estados afetados são: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

O alerta vermelho significa que há “grande perigo” por causa do calor excessivo. As temperaturas máximas devem atingir os 40ºC em algumas regiões.

O Inmet recomenda que as pessoas evitem exposição ao sol, se hidratem constantemente e monitorem as condições climáticas.

Consequências da onda de calor:

A onda de calor pode causar uma série de problemas de saúde, como desidratação, insolação e até morte. Também pode aumentar o risco de incêndios florestais.

El Niño e crise climática:

A elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño, fenômeno climático que ocorre quando as águas do Oceano Pacífico Equatorial ficam mais quentes que o normal.

O El Niño também é associado à crise climática, causada pela emissão de gases de efeito estufa. Esses gases retêm o calor na atmosfera, o que contribui para o aumento das temperaturas globais.

O que fazer para se proteger da onda de calor:

  • Evite exposição ao sol entre 10h e 16h;
  • Use protetor solar com fator de proteção solar (FPS) de no mínimo 30;
  • Use roupas leves e claras;
  • Beba bastante líquido;
  • Evite atividades físicas intensas;
  • Monitore as condições climáticas.
Leia também:  Verão exige cuidados com alimentos e água

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo