Novo ciclone extratropical deve atingir o Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira

O Rio Grande do Sul deve ser atingido a partir desta quarta-feira (13) por um novo ciclone extratropical, que trará temporais e chuvas volumosas para todo o estado. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o Inmet, a partir da tarde de quarta-feira, o sistema de baixa pressão que originou o ciclone começará a se intensificar e se transformará em um ciclone extratropical. Esse ciclone se deslocará em direção ao Oceano Atlântico, mas ainda influenciará o clima no Rio Grande do Sul.

A previsão é de que as chuvas sejam mais intensas entre as regiões Norte, Serra e Litoral Norte. Na Fronteira Oeste, o dia será chuvoso, mas as instabilidades perderão intensidade ao longo do dia, com a noite de quarta-feira já prevendo tempo firme, cenário que continuará ao longo da quinta-feira.

Pela manhã, a chuva persistirá com intensidade entre o Sul e a Campanha, e também com força no Noroeste do estado. Durante a tarde e à noite, espera-se volumes significativos sobre a Região Metropolitana, a Serra, o Norte e o Vale do Taquari.

Na quinta-feira, com exceção da Fronteira Oeste, o território gaúcho continuará a apresentar pancadas intermitentes de chuva ao longo do dia, devido à presença de um cavado meteorológico sobre Santa Catarina. Esse fenômeno contribuirá para a formação de nuvens carregadas.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul orienta a população a tomar medidas de precaução, como:

Sair da versão mobile