Governador Eduardo Leite e apresentador se desentendem ao vivo; veja o vídeo

O jornalista André Trigueiro e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, se desentenderam ao vivo durante entrevista veiculada na noite desta quarta-feira (6) pela GloboNews. O tema da conversa era a tragédia causada pelas fortes chuvas, consequência de um ciclone extratropical, que já vitimou mais de 30 pessoas no estado.

Logo no início do bate-papo, que depois se tornou um bate-boca, Leite afirmou que foi “surpreendido” pelo volume de chuvas, já que os modelos matemáticos não teriam previsto a intensidade das precipitações. O governador destacou, ainda, que está fazendo de tudo para salvar vidas.

Trigueiro, que há décadas cobre pautas relativas ao meio ambiente e às mudanças climáticas, acabou subindo o tom, destacando que o discurso de Leite é o mesmo utilizado por outros políticos em tragédias do tipo, chamando a atenção para o fato de que o trabalho de prevenção e de retardamento das mudanças climáticas, que envolvem políticas públicas ambientais, não é feito.

Visivelmente irritado, Leite, acusou o jornalista de ter “falta de empatia” com o Rio Grande do Sul. “Você quer colocar a culpa em mim porque eu falei sobre os modelos matemáticos que não apontaram a precipitação?”, questionou o governador. Foi neste momento que Trigueiro pediu a palavra e subiu o tom com o entrevistado.

“Governador, para ficar bem claro, eu cubro esse assunto há 30 anos e a forma como exerço meu ofício não é exclusividade da pergunta que eu fiz ao senhor (…) Quando ocorre um evento dessa escala, dessa ordem de grandeza de tanta dor e sofrimento, é nosso dever fazer perguntas. É o meu ofício. A pergunta que eu lhe fiz não remete a apertar botões”, disparou o jornalista.

Em meio às tentativas de Leite de interromper, Trigueiro prosseguiu:

Leia também:  Brigada Militar atende incêndio em residência abandonada em Flores da Cunha

“Só um pouquinho, só um pouquinho. Eu lhe ouvi, eu preciso dizer. Eu falei de cultura de prevenção, que não necessariamente se resolve apertando botão em quatro anos. É uma forma de tentar encarar o problema que não está, eu diria, dissociado de uma realidade absolutamente conhecida em que modelos matemáticos e previsão do tempo não resolve. Eu não estou culpando ninguém, estou lhe perguntando”, pontuou.

“O senhor não deve se vitimizar! Deve responder”, disparou ainda.

O bate-boca continuou por alguns minutos, com Trigueiro insistindo na necessidade de políticas públicas ambientais para prevenir tragédias como a que atingiu o Rio Grande do Sul. Leite, por sua vez, voltou a se defender, afirmando que está fazendo tudo o que pode para ajudar as vítimas e que está trabalhando para minimizar os danos causados pelas chuvas.

A entrevista terminou com os dois ainda visivelmente irritados.

O bate-boca entre Trigueiro e Leite repercutiu nas redes sociais, com internautas dividindo opiniões. Alguns apoiaram o jornalista, argumentando que ele foi correto em questionar o governador sobre a necessidade de políticas públicas ambientais. Outros defenderam Leite, argumentando que ele não deveria ser responsabilizado pela tragédia.

Independente do lado que se apoie, é evidente que o bate-boca entre Trigueiro e Leite foi um reflexo da tensão e da emoção que envolvem uma tragédia como a que atingiu o Rio Grande do Sul.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo