Enchente no Rio Taquari deixa mais de 500 pessoas desabrigadas em Lajeado

A cidade de Lajeado, no Rio Grande do Sul, enfrenta uma das maiores enchentes do Rio Taquari nos últimos anos. O rio já atingiu a marca de 26,68 metros nas primeiras horas da terça-feira (5), o que representa um aumento de mais de 4 metros em relação à cota de inundação.

Como resultado da enchente, cerca de 150 famílias, totalizando aproximadamente 510 pessoas, foram resgatadas e alojadas por equipes da Prefeitura em abrigos temporários. O processo de resgate, que conta com a colaboração de caminhões, voluntários e funcionários públicos, ocorreu durante toda a noite, madrugada e segue nesta manhã.

As famílias desabrigadas atualmente estão sendo acomodadas em locais como o Parque do Imigrante, o Ginásio da Associação de Moradores dos bairros Montanha e Conservas, e o Centro Esportivo Municipal, no Bairro São Cristóvão. As projeções indicam que o rio pode atingir a marca de cerca de 28 metros nas próximas horas, agravando ainda mais a situação.

Para auxiliar aqueles afetados pela enchente, a Prefeitura de Lajeado está centralizando as doações a partir das 8h no Centro Recrie, localizado na rua Arnaldo R. Weisheimer, 839, Pavilhão 03, no Bairro Montanha. O espaço servirá como ponto de coleta para móveis, eletrodomésticos, colchões, artigos domésticos, roupas, cobertores, produtos de higiene pessoal e alimentos.

A empresa responsável pelo transporte coletivo em Lajeado, Expresso Azul, informou que está adaptando suas rotas para evitar as áreas afetadas pela cheia e solicita a compreensão da comunidade em relação a possíveis atrasos devido ao trânsito intenso.

No que diz respeito à educação, as aulas estão mantidas na rede municipal, exceto nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) Risque Rabisque e Mundo Encantado, localizadas nos bairros Centro e Morro 25, bem como no Projeto Vida São José, no Bairro Centro. A situação ainda será reavaliada ao longo da manhã pela Secretaria de Educação.

Com informações do Portal Independente.

Sair da versão mobile