Enchente no Rio Taquari deixa mais de 500 pessoas desabrigadas em Lajeado

A cidade de Lajeado, no Rio Grande do Sul, enfrenta uma das maiores enchentes do Rio Taquari nos últimos anos. O rio já atingiu a marca de 26,68 metros nas primeiras horas da terça-feira (5), o que representa um aumento de mais de 4 metros em relação à cota de inundação.

Como resultado da enchente, cerca de 150 famílias, totalizando aproximadamente 510 pessoas, foram resgatadas e alojadas por equipes da Prefeitura em abrigos temporários. O processo de resgate, que conta com a colaboração de caminhões, voluntários e funcionários públicos, ocorreu durante toda a noite, madrugada e segue nesta manhã.

As famílias desabrigadas atualmente estão sendo acomodadas em locais como o Parque do Imigrante, o Ginásio da Associação de Moradores dos bairros Montanha e Conservas, e o Centro Esportivo Municipal, no Bairro São Cristóvão. As projeções indicam que o rio pode atingir a marca de cerca de 28 metros nas próximas horas, agravando ainda mais a situação.

Para auxiliar aqueles afetados pela enchente, a Prefeitura de Lajeado está centralizando as doações a partir das 8h no Centro Recrie, localizado na rua Arnaldo R. Weisheimer, 839, Pavilhão 03, no Bairro Montanha. O espaço servirá como ponto de coleta para móveis, eletrodomésticos, colchões, artigos domésticos, roupas, cobertores, produtos de higiene pessoal e alimentos.

A empresa responsável pelo transporte coletivo em Lajeado, Expresso Azul, informou que está adaptando suas rotas para evitar as áreas afetadas pela cheia e solicita a compreensão da comunidade em relação a possíveis atrasos devido ao trânsito intenso.

No que diz respeito à educação, as aulas estão mantidas na rede municipal, exceto nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) Risque Rabisque e Mundo Encantado, localizadas nos bairros Centro e Morro 25, bem como no Projeto Vida São José, no Bairro Centro. A situação ainda será reavaliada ao longo da manhã pela Secretaria de Educação.

Leia também:  Episódios de chuva extrema aumentarão no Brasil nas próximas semanas, prevê Metsul

Com informações do Portal Independente.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo