Diante da previsão de forte chuva, Defesa Civil monitora possibilidade de enchente no Rio Taquari
Institutos de meteorologia como a MetSul emitiram um alerta crucial para a terça-feira no Rio Grande do Sul, pois uma combinação de fatores meteorológicos resultará em chuvas intensas e o risco de tempestades severas em todo o estado. Com isso, há risco de cheia para várias regiões. Em Lajeado, o nível do Rio Taquari marcou 15,40m às 6H30min desta terça-feira, e a Defesa Civil monitora possibilidades de cheia. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Gilmar Queiroz, vai depender muito do volume das chuvas desta terça, especialmente nas cabeceiras.
A principal causa desse cenário meteorológico é a chegada de um centro de baixa pressão vindo do Nordeste da Argentina e do Paraguai em direção ao Sul do Brasil. Esse sistema se aprofundará na região entre o Norte gaúcho e Santa Catarina, o que é conhecido por acentuar a instabilidade atmosférica.
Além disso, o ingresso de ar muito quente em altitudes superiores na Metade Norte do RS trará uma corrente de jato em baixos níveis, trazendo ventos fortes do quadrante Norte nas regiões do Noroeste e Norte do estado. O ar quente é uma fonte de energia para a formação de tempestades.
As consequências esperadas incluem a formação de nuvens de tempestade em várias regiões, como o Oeste, Centro, parte do Sul e do Leste do estado ao longo do dia. Essas nuvens, com um grande desenvolvimento vertical, trarão chuvas fortes a torrenciais nessas áreas. Em alguns municípios, as chuvas podem exceder 50 mm em menos de três horas, com volumes próximos ou acima de 100 mm em locais isolados.
Além disso, há um risco adicional de tempo severo, com tempestades locais intensas a severas, especialmente no Rio Grande do Sul e no Sul e Leste de Santa Catarina. Essas tempestades podem ser acompanhadas por numerosos raios, ventos fortes isolados e granizo, com preocupações sobre o tamanho do granizo, que pode ser médio a grande, causando danos.
Os especialistas recomendam que a população esteja atenta aos alertas meteorológicos locais e siga as orientações das autoridades.