Deputado Eduardo Suplicy revela diagnóstico de parkinson e uso de cannabis medicinal em seu tratamento

O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT) compartilhou publicamente que foi diagnosticado com a doença de Parkinson no final do ano passado e que está atualmente em tratamento com cannabis medicinal. Segundo o político, seu diagnóstico aponta para um estágio inicial da doença, caracterizado por sintomas leves.

O Parkinson é uma condição neurológica degenerativa e progressiva que afeta os movimentos, causando tremores e outros sintomas.

Suplicy revelou que inicialmente não havia percebido os sinais da doença e que somente mais tarde, em conversa com a Dra. Luana Oliveira, neurologista do núcleo de cannabis medicinal do Hospital Sírio-Libanês, começou a notar alguns sintomas. Ele relatou experimentar tremores nas mãos, especialmente durante as refeições.

Uma das razões para tornar público seu diagnóstico, de acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, foi o fato de que o deputado está atualmente em tratamento com cannabis medicinal, uma terapia que ainda não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Suplicy compartilhou que importou um frasco de cannabis industrializada em fevereiro deste ano para iniciar seu tratamento.

O tratamento consiste em tomar cinco gotas do medicamento pela manhã, cinco à tarde e outras cinco à noite. Além da cannabis medicinal, o deputado também está usando Prolopa, um medicamento tradicionalmente utilizado no tratamento do Parkinson.

Sair da versão mobile