Clinica de reabilitação de Viamão é fechada após pedido de socorro de paciente
Uma clínica de reabilitação em Viamão foi fechada pelas autoridades na quinta-feira (31) após um paciente lançar um bilhete pedindo socorro por uma janela. O bilhete, que estava envolto em uma pedra, foi encontrado por um pedestre e entregue à polícia.
O bilhete dizia: “Socorro, chama a Polícia, a Vigilância Sanitária, por favor. Estamos presos, com fome, mal tratados. Tem gente velha cadeirante. Sem ligação pra família. Sem remédio. Dopando todos.”
A polícia realizou uma operação no local e prendeu três pessoas, com idades entre 29 e 38 anos, que seriam as proprietárias da clínica. Elas foram presas em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e cárcere privado. Após o registro da prisão em flagrante, os três foram liberados para responder em liberdade.
Ao todo, 19 pacientes estavam na clínica. Eles foram encaminhados pela Assistência Social à rede de acolhimento do município da Região Metropolitana de Porto Alegre.
A polícia relatou que, durante a investigação, várias pessoas internadas na clínica afirmaram que estavam lá contra sua vontade e que foram levadas ao local amarradas. Além disso, outras alegaram que chegaram voluntariamente, mas eram impedidas de sair pelos proprietários e monitores.
A delegada Jeiselaure de Souza declarou que esta é a quarta clínica de reabilitação que é fechada em Viamão em menos de seis meses. “São locais que causam prejuízos financeiros, psicológicos e de saúde a essas pessoas que buscam atendimento nesses locais, que não são adequados”, disse.
A delegada também destacou que as três pessoas presas são proprietárias de outra clínica, em Gravataí, que também foi fechada pela vigilância sanitária.
Durante a investigação, a polícia encontrou medicamentos sem prescrição médica ou procedência, o que foi equiparado ao tráfico de entorpecentes. Também houve relatos de maus tratos, agressões e do uso de medicamentos para sedar os pacientes. Nenhuma documentação da clínica e receitas atualizadas de medicamentos, incluindo os controlados, foram apresentadas.