O ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul na última semana causou mais de R$ 1,3 bilhão em prejuízos econômicos e financeiros aos municípios do Estado. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informou que os dados estão em constantes atualizações.
Até o momento, 41 pessoas morreram no Estado em decorrência de deslizamentos de terra, enchentes, alagamentos, inundações, enxurradas e quedas de árvores. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 147 mil pessoas foram afetadas, 46 estão desaparecidas, 223 ficaram feridas, mais 3 mil estão desabrigadas e cerca de 8 mil estão desalojadas.
Os setores mais afetados foram o comércio local, com R$ 423,8 milhões em prejuízos, a agricultura, com R$ 229,7 milhões, e a pecuária, com R$ 93,4 milhões. O setor público também registrou prejuízos, com R$ 3,1 milhões em limpeza urbana e remoção de escombros, R$ 2,9 milhões em assistência médica/saúde emergencial e R$ 20,3 milhões em sistemas de transporte.
A Defesa Civil estadual reitera o risco de chuva forte, com eventual queda de granizo e rajadas de vento para as próximas horas. No foco da projeção estão as regiões Noroeste, Nordeste, Centro, Sul e Campanha. Nas demais áreas do Estado, ocorre chuva fraca a moderada.
No domingo (10), as instabilidades devem retornar sobre a metade Norte, mas com chuvas fracas a moderadas com acumulados entre 10 a 20 mm/dia em pontos isolados. A tendência é de que na segunda-feira (11) as tempestades, chuvas intensas e transtornos associados retornem à metade Sul.
A população de todo o Estado pode se cadastrar para receber os alertas meteorológicos da Defesa Civil. Para isso, basta enviar mensagem do tipo “SMS” de texto por telefone celular, informando o CEP da localidade para o número 40199. Em seguida, chegará a confirmação do cadastro e, a partir daí, os avisos da Defesa Civil passarão a ser recebidos.
Também é possível realizar o cadastro via WhatsApp. Para ter acesso a esse serviço, é necessário acionar pelo telefone (61) 2034-4611 ou por link informado no site estado.rs.gov.br, em seguida, interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples “Oi”.