Chuva intensa, granizo e vento forte: MetSul alerta para tempo severo no Sul do Brasil no começo desta semana

O Sul do Brasil enfrenta um cenário meteorológico de alto risco para tempo severo neste começo de semana, com chuva intensa, granizo e vento forte.

A MetSul Meteorologia alerta que os acumulados de chuva podem ser excessivos, com volumes de até 300 mm em algumas localidades do Rio Grande do Sul, além de risco de temporais isolados com granizo e vento forte.

A instabilidade se intensifica muito neste começo de semana em função da atuação de uma frente fria, que avança pelo Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, e de uma área de baixa pressão, que se forma junto ao sistema frontal.

Sob este cenário, nuvens muito carregadas devem se formar sobre o território gaúcho durante a segunda-feira, com elevado potencial de tempo severo isolado.

A maior preocupação quanto a esta segunda-feira é a chuva, que deve ser muito volumosa, com acumulados extremamente altos para apenas um dia em diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Alagamentos e inundações são esperados

A chuva em vários momentos da segunda-feira será forte a torrencial, com volumes muito altos em curto período, de 50 mm a 100 mm em menos de três horas em alguns pontos.

Isso deve gerar alagamentos e inundações repentinas em zonas urbanas e rurais. As taxas de chuva elevadíssimas podem gerar ainda o transbordamento de córregos e arroios, além de favorecer a rápida elevação de níveis de rios.

Porto Alegre e região metropolitana terão uma segunda-feira de altíssimo risco de chuva muito volumosa, com prováveis transtornos e problemas. Alagamentos em muitos pontos podem criar vários tipos de problemas no trânsito da capital e Grande Porto Alegre, além de outros transtornos.

Volumes de chuva previstos

Os volumes de chuva apenas na soma de hoje e amanhã devem superar a média histórica de precipitação do mês inteiro em diversas cidades gaúchas. Os mais altos volumes devem se dar principalmente na Metade Norte do Rio Grande do Sul.

Leia também:  Lajeado: Tribunal do Júri condena denunciado pelo MPRS por tentativa de feminicídio

Risco de granizo e vento forte

Nuvens de grande desenvolvimento vertical vão atuar no Rio Grande do Sul neste começo de semana, com potencial de gerar temporais isolados com queda de granizo de variado tamanho e ainda vendavais isolados.

O ingresso do ar mais frio entre esta segunda-feira e a terça deve se dar com vento moderado a forte no Rio Grande do Sul, com rajadas do quadrante Sul. As rajadas, especialmente da tarde para a noite desta segunda e na madrugada de terça, devem ficar em média entre 50 km/h e 70 km/h com marcas superiores isoladas.

Risco de tempo severo se estende a Santa Catarina e ao Paraná

O risco de chuva forte e tempo severo se estende ainda a Santa Catarina e ao Paraná, sobretudo nesta segunda.

Em Santa Catarina, o risco maior de chuva forte e de tempestades se concentrará no Oeste, no Meio-Oeste e no Sul do estado. Já no Paraná, o perigo de tempestades será maior no Oeste do território paranaense.

Recomendações

A MetSul recomenda atenção redobrada à previsão do tempo neste começo de semana e orienta que a população tome medidas de prevenção para evitar transtornos e danos.

Entre as recomendações estão:

  • Ficar em casa se possível;
  • Evitar deslocamentos desnecessários;
  • Se deslocar, dirigir com atenção redobrada e evitar passar por regiões alagadas;
  • Ficar atento às rajadas de vento, que podem derrubar árvores e causar danos;
  • Proteger eletrodomésticos e outros equipamentos elétricos da chuva;
  • Estar atento aos alertas da Defesa Civil.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo