A chuva forte e intensa continua no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (13), com risco de chuva torrencial até meados da tarde. A situação é mais preocupante em cidades do Centro, Norte, Leste e o Nordeste do estado, onde já há vários pontos de alagamentos.
Segundo a MetSul, o centro de baixa pressão que está influenciando a chuva no estado está localizado sobre a Metade Norte gaúcha. A partir da tarde, a área de baixa pressão se deslocará para o Atlântico, mas ainda manterá a instabilidade no estado.
A chuva mais intensa deve ocorrer até meados da tarde de hoje, mas à noite a tendência é que perca força na maioria das áreas. O estado passará a enfrentar na noite de hoje o começo de circulação ciclônica com chuva e vento.
A situação é mais preocupante em cidades do Centro, Norte, Leste e o Nordeste do estado, onde já há vários pontos de alagamentos. Em Camaquã, uma barragem de pequeno porte se rompeu devido ao grande volume de chuva e inundou todas as pistas da BR-116. Em Porto Alegre e na região metropolitana, a situação também é complicada, com vários pontos de alagamentos e inundações.
O dia ainda começa com chuva e garoa em várias cidades amanhã (14), mas o tempo já começa a secar e firmar no Oeste e no Noroeste. A instabilidade maior no começo da quinta será no Sul e no Leste do estado pela maior proximidade do ciclone.
Na sexta e no fim de semana, com a influência de um centro de alta pressão, o tempo firme vai predominar com muito sol. A temperatura vai se elevar rapidamente durante o fim de semana e a tendência é de um domingo de sol e forte calor durante a tarde em vários municípios.