Chuva dificulta recuperação do Vale do Taquari, mas não deve gerar nova enchente

A chuva que atinge o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (12) e deve se estender até quinta-feira (14) dificulta a recuperação do Vale do Taquari, que foi atingido por uma enchente catastrófica na semana passada.

Os acumulados de chuva já se aproximam dos 100 mm em pontos do Oeste e do Sul do estado, e podem chegar a 200 mm em alguns locais. No Vale do Taquari, a previsão é de chuva por vezes forte e até com alguns momentos de pancadas torrenciais, o que pode gerar volumes altos em pontos do vale.

No entanto, as cabeceiras dos rios Taquari e Antes, que são as responsáveis pelas cheias na região, não estão compreendidas nas áreas de chuva excessiva. Os dados não indicam chuva com volumes que possam gerar uma outra cheia grande.

Os moradores do vale terão três dias para poder trabalhar com a recuperação das cidades sem se preocupar com o tempo. Aberturas de sol já ocorrem na quinta, mas ainda com chuva pela circulação do ciclone, mas sexta, sábado e domingo devem ser dias com tempo firme no Vale. O domingo, inclusive, promete forte calor durante a tarde.

Com informações da Metsul.

Sair da versão mobile