Uma vistoria realizada em 510 residências da área urbana de Muçum, no Rio Grande do Sul, apontou que 119 casas foram totalmente destruídas pelas fortes chuvas que atingiram o município no início de setembro.
O levantamento, que foi concluído na sexta-feira (22/9), foi realizado por equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RS), prefeituras e instituições de ensino superior.
Ainda de acordo com a vistoria, outras 289 casas foram classificadas como habitáveis, 90 necessitam de reformas antes de serem habitadas novamente e 12 estão em áreas de risco, próximas a encostas de rios que sofreram desmoronamentos.
As informações detalhadas sobre a situação de cada imóvel vistoriado serão utilizadas para a alocação eficiente de recursos e esforços de recuperação, permitindo intervenções prioritárias em áreas críticas identificadas durante as vistorias.
A vistoria também será replicada em outros 11 municípios declarados em estado de calamidade pública, como Arroio do Meio, Colinas, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Roca Sales, Santa Tereza, Taquari e Venâncio Aires.