O Rio Grande do Sul vai ter outro amanhecer congelante nesta segunda-feira, outra vez com mínimas abaixo de zero em diversos municípios e frio extremo em baixadas dos Campos de Cima da Serra. Algumas cidades, como Porto Alegre, devem ter marcas ainda menores que as registradas neste domingo, as informações são da Metsul.
Massa de ar frio de forte intensidade, uma das de maior potência a ter alcançado o estado neste ano, atua neste momento no Rio Grande do Sul. O ar frio ingressou após a passagem da frente fria que provocou granizo em dezenas de municípios entre terça e quinta da última semana.
Neste fim de semana, um reforço de ar polar chegou ao estado e intensificou ainda mais o frio com mínimas menores. O pico de intensidade do ar polar se deu no Sul e no Leste gaúcho neste domingo, o que deve fazer com que a madrugada desta segunda seja ainda mais fria que a de hoje em várias localidades.
Sondagem por balão meteorológico realizada às 9h de hoje em Porto Alegre indicou que no nível de 850 hPa (1.500 metros de altitude) a temperatura era de -0,1ºC, rara vez em que ficou negativa neste nível de altitude em Porto Alegre em inverno de pouco frio no Rio Grande do Sul. No nível de 500 hPa, a cinco mil metros de altitude, a sondagem mostrou -18,9ºC, o que sinaliza uma atmosfera muito resfriada.
A tarde deste domingo foi fria em muitas cidades gaúchas, mesmo com muito sol. Em estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas não passaram de 9,2ºC em Canela, 11,0ºC em Cambará do Sul, 11,1ºC em Canguçu, 11,9ºC em Bento Gonçalves, 12,7ºC em Bagé, 12,8ºC em Jaguarão, 13,2ºC em Encruzilhada do Sul, 13,3ºC em Caçapava do Sul, e 13,6ºC em Pelotas, Rio Grande e o Chuí.
No começo desta sexta, um centro de alta pressão potente de 1.033 hPa vai estar sobre o Atlântico a Sudeste da foz do Rio da Prata, influenciando o tempo no Rio Grande do Sul com ar seco e tempo muito aberto, proporcionando acentuada subsidência (movimento descendente do ar).
Com o tempo aberto e o perfil muito seco da atmosfera bastante resfriada, a madrugada desta segunda-feira no Rio Grande do Sul terá grande resfriamento, o que vai levar a um amanhecer gélido com marcas abaixo de 5ºC em quase todos os municípios do estado e formação ampla de geada.
Os Campos de Cima da Serra devem voltar a ter mínimas entre -2ºC e -5ºC na maior parte dos municípios da região. Na Serra, marcas de -1ºC a 1ºC ao amanhecer na maioria das localidades. Marcas perto de 0ºC na Campanha e no Planalto ao amanhecer assim como em baixadas do Noroeste. No Centro gaúcho, mínimas de 1ºC a 3ºC.
Massa de ar seco e frio associada ao centro de alta pressão no Atlântico define as condições do tempo no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. O sol brilha em todas as regiões e com amplos períodos de céu claro ou escassa nebulosidade. Nuvens aparecem mais no Norte e no Sul gaúcho. Nevoeiro e neblina ao amanhecer, sobretudo em fundos de vales e perto de rios.
A tarde terá máximas mais altas do que hoje e será amena, mas na Serra ainda vai ser fria. A maioria das cidades gaúchas deve ter máximas entre 16ºC e 19ºC nesta segunda, mas o Noroeste pode chegar a 21ºC ou 22ºC. Porto Alegre deve ter 18ºC e o Vale do Sinos 20ºC à tarde.