Reconhecimento da cultura local e valorização do legado dos imigrantes são objetivos que fazem parte da realização das festas regionais. Após anunciar o 1º Festival do Pão Frito, atração da 6ª Fest Flor, o município de Vila Flores declarou o prato patrimônio cultural material e imaterial municipal.
A lei foi promulgada no último dia 15 de agosto, pelo prefeito Evandro Brandalise (MDB), após passar por aprovação da Câmara de Vereadores. O objetivo é registrar, enaltecer e preservar a difusão das práticas historicamente relacionadas à produção e ao consumo da receita.
Além disso, o Festival que celebra o pão frito foi incluído no calendário de eventos oficiais do município, também após aprovação do legislativo, por meio do Projeto de Lei Executivo 56/2023. Ele deve ocorrer entre setembro e novembro.
O pão frito
Legado da culinária italiana, baseada nos ingredientes simples e receitas com sustância, a receita costumava ser feita com o resto das massas de pão. Caracterizada como uma “comida afetiva”, muito mais pela simbologia familiar do que pela complexidade do prato, pode ser feita facilmente em casa:
Ingredientes:
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 3/4 de xícara de leite
- 2 colheres de sopa de manteiga derretida
- Óleo (para fritar)
Instruções:
- Misture a farinha, açúcar, sal e fermento em uma tigela.
- Combine o leite e a manteiga derretida em outra tigela.
- Adicione a mistura líquida aos ingredientes secos para formar uma massa.
- Amasse a massa até ficar suave.
- Divida em pequenas porções e abra cada uma em um círculo fino.
- Aqueça o óleo em fogo médio em uma frigideira.
- Frite cada círculo de massa por cerca de 2 minutos de cada lado, até dourar.
- Repita o processo para as demais porções de massa.